landscape1.png

Jerônimo Mendonça

Mesmo numa cama ortopédica, depois de perder os movimento e a visão, Jerônimo Mendonça, aquele rapazinho animado de Ituiutaba-MG, fundou dois Centros Espíritas, uma gráfica, escreveu 5 livros, gravou dois LPs e Fundou o Lar Espírita Pouso do Amanhecer.

Jerônimo proferia palestras por todo Brasil, viajando em sua cama personalizada, na qual permaneceu por 30 anos até seu desencarne em novembro de 1989, aos 50 anos de idade.

Algumas curiosidades: Fundou o Lar Espírita “Pouso do Amanhecer” obra destinada ao amparo de órfãos, em Ituiutaba. Após 50 anos de profícua existência, desencarnou o “O Gigante Deitado”, apelido dado por seus amigos e pela imprensa, e é o titulo do livro compilado por Jane Martins Vilela. Dele extraímos o seguinte e expressivo texto:


“Imagine o leitor, um homem totalmente paralítico, num leito há mais de 30 anos, sem mover o pescoço, cego há vinte anos, com terríveis dores no peito, necessitando do peso de quilos de areia para suportar essas dores! Esse homem resignado e sereno viajou pelo Brasil a fora proferindo palestras, cantando, consolando e orientando centenas de pessoas”.

Resumo Biográfico Jerônimo nasceu na cidade de Ituiutaba (MG), em uma família com grandes dificuldades materiais e teve uma infância normal.

Até os 15 anos de idade, Jerônimo frequentou a Igreja Presbiteriana onde fazia palestras. Porém, depois da morte da avó, ele sentiu a nescessidade de conhecer mais sobre a vida além-túmulo. Foi quando conheceu a doutrina espírita da qual se tornou adepto e passou a dirigir reuniões e eventos voltado aos jovens.

Aos 17 anos, quando revelou-se um bom jogador de futebol, começou a sentir os sintomas da doença que acabaria por imobilizá-lo, a artrite reumatóide. Aos 19 começou a usar muletas e, sem encontrar uma cura na medicina, parou de trabalhar. Então, ele foi gradativamente a uma cadeira de rodas e depois a uma cama ortopédica. Somando-se a isto tudo, ele teve perda gradativa da visão e problemas cardíacos. Apesar das grandes dificuldades, ele sempre mantinha o bom ânimo e dava conselhos a milhares de espíritas que vinham para pedir aconselhamentos. Ele viaja o Brasil inteiro graças a um leito anatômico projetado para ele.

Dentre outras instituições, como creches, Jerônimo fundou os centros espíritas: Seara de Jesus, Manoel Augusto da Silva e Lar espírita Pouso do Amanhecer.

Escreveu os livros: Crepúsculo de um Coração, Cadeira de Rodas, Nas pegadas de um Anjo, Escada de Luz, De mãos dadas com Jesus e Quatorze anos depois (em co-autoria).
 

      Síntese biográfica
    • Data de Nascimento: 1º. de novembro de 1939
    • Nome de registro: Jerônimo Mendonça Ribeiro
    • Data da desencarnação: 26 de novembro de 1989
    • Estado Civil: Solteiro
    • Local de Nascimento: Ituiutaba - Minas Gerais
    • Local da desencarnação: Ituiutaba - Minas Gerais

 

    Filiação
  • Pai: Altino Mendonça
  • Mãe: Antonia Olímpia de Jesus
Copyright © Pontal Espírita. Designed by Mundi Vidya